Emergem deste Think Tank ideias que traçam a perspectiva e rumo das Competência, Qualificação e Emprego que apontam para a necessária/desejada convergência e união de Conhecimento e Trabalho.
A identificação da competência como dinâmica, usada, treinada, reflectida e reconhecida socialmente, desenvolvida e adaptada remete para a aposta continuada na formação e na aprendizagem ao longo da vida.
Mas, torna-se visível a ideia da sua presença independente da qualificação (ou pelo menos com uma relação de dependência nem sempre manifesta; as questões da aprendizagem informal e não formal estão aqui subjacentes enquanto variáveis de reflexão futura.
O foco no conhecimento disruptivo e na resiliência enquadra, por outro lado, novas e velhas competências situando-as na vanguarda do êxito de indivíduos e organizações. O desafio estará porventura não só do lado das Aprendizagens, mas também das dinâmicas económicas e sociais.
O que recoloca a análise na necessidade de compreender e encontrar as condições de evolução que potenciem a emergência dessas competências, evitando o afastamento abrupto de indivíduos e organizações: as questões da Criatividade e da Inovação estão aqui a par com as da inclusão e da exclusão.
livros e estudos
Há 15 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário